Projeto de Ação Integrada em Medicina do Esporte

Site: http://www.praimeufc.hdfree.com.br
E-mail: ufc.praime@gmail.com

Resumo das atividades:
O PRAIME, Projeto de Ação Integrada em Medicina do Esporte, é vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da UFC e ao Departamento de Cirurgia da UFC e tem como objetivo levar o conhecimento acerca da Medicina do Esporte para os alunos da faculdade e para a comunidade, atuando nas três áreas científicas da UFC: o ensino, a pesquisa e a extensão.

Na área do ensino, os integrantes do PRAIME desenvolvem capacitações internas semanais realizadas às quartas-feiras, que são divididas em três módulos: Fisiologia, Ortopedia Desportiva e Temas complementares e atualidades em Medicina do Esporte. Na área de pesquisa, o projeto desenvolve pesquisas juntamente com profissionais da Sociedade Cearense de Medicina do Esporte e com os mestrandos, doutorandos e residentes vinculados ao coordenador do Projeto, Dr. José Alberto Dias Leite. Já na área de extensão, o PRAIME participa do Dia Mundial do Coração, Dia Mundial do Diabetes, Dia Mundial da Saúde e várias outras atividades que a UFC participa. Além disso, o projeto realiza semestralmente o módulo optativo de Medicina do Esporte, uma oportunidade aos alunos da faculdade de abordar um tema tão relevante, que não faz parte da grade curricular.

Histórico:
O PRAIME é um projeto de extensão, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da UFC e ao Departamento de Cirurgia da UFC. Foi criado em 2005 e é coordenado pelo Professor Doutor José Alberto Dias Leite, professor titular da UFC e coordenador do Módulo de Ortopedia e Traumatologia da UFC.
O PRAIME tem participação nos principais eventos da UFC, incluindo Dia Mundial do Coração, Dia Mundial do Diabetes e o Dia Mundial da Saúde, além de participar em outras atividades similares vinculadas a outras entidades e a Maratona de Revezamento Pão de Açúcar, com o objetivo de divulgar informação e promover saúde.

Membros Atuais:

• Roberto Clayton Lima Oliveira Júnior – Presidente
  • Bodiyabaduge Emmanuel Mervyn Daya Perera Júnior
  • Caio César Almeida Torres
  • Bruno Roberto da Silva Ferreira
  • Northon de Paula Bessa Alencar
  • Jorge Henrique Cavalcante Tavares
  • Provável data de seleção:

O PRAIME planeja realizar o próximo teste de seleção em fevereiro de 2010.

Área de interesse:
O principal interesse é a Medicina do Esporte, que também aborda alguns temas relacionados, como Ortopedia, Cardiologia e Endocrinologia.

Insumos principais e interesse de patrocínio:

• Adipômetros
  • Tensiômetros digitais