Laboratório de Habilidades Clínicas da FAMED

O treinamento de habilidades clínicas dentro do currículo médico visa desenvolver as competências necessárias para o exercício adequado da medicina.

O treinamento de habilidades implica num conjunto de saberes e práticas. Para tanto, o estudante de medicina deverá familiarizar-se com técnicas voltadas para o desenvolvimento da comunicação e de destrezas manuais.

Esses atributos são importantes para proporcionar capacitação técnica e desenvolvimento de raciocínio lógico, integrando conhecimentos básicos e clínicos.

O programa compreende diversos módulos, assim distribuídos:

• treinamento de habilidades de comunicação, como, por exemplo, ao realizar entrevistas, histórias clínicas e discussão de situações clínicas;
  • treinamento de habilidades clínicas específicas, tais como a realização de exame físico, de procedimentos médicos e de exames laboratoriais;
  • acesso aos meios contemporâneos de informação médica e capacitação para a leitura crítica de artigos e textos.

Para o desenvolvimento deste programa foi implantado na Faculdade de Medicina da UFC o Laboratório de Habilidades. Esse novo espaço de aprendizagem dispõe de infraestrutura adequada, facilitando o treinamento do exercício da prática médica. Utilizam-se a simulação de situações e programas específicos e estruturados, respeitando preceitos éticos e humanísticos.

A proposta do Laboratório de Habilidades é propiciar, de forma interativa, a abordagem dos vários aspectos clínico-laboratoriais envolvendo as patologias clínico-cirúrgicas. Para tanto serão utilizados manequins, vídeos, simuladores e outros materiais criativos desenvolvidos por docentes e/ou discentes, incluindo a montagem de estações planejadas, possibilitando assim a repetição do processo e a utilização para avaliações formativas e somativas.

Convidamos você, professor, a juntar-se ao grupo para pensar e programar atividades que possam ser aqui desenvolvidas, dentro da estrutura do nosso currículo. E o convite é também dirigido a você, aluno ou profissional em formação, para participar das atividades programadas.
COORDENAÇÃO DO LABORATÓRIO DE HABILIDADES

Professores: