O Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da FAMED/UFC (NUTEDS) lançou seleção para a 14ª oferta do “Curso de Formação de Tutores para EaD Online em Saúde”. As atividades serão feitas quase todas a distância, com um encontro presencial obrigatório. Os participantes egressos serão certificados e estarão aptos a atuar como tutores em cursos na modalidade de Educação a Distância online, especialmente em saúde.

CLIQUE AQUI para acessar o edital.

Clique aqui para conferir aditivo ao edital.

O curso é fruto do projeto de extensão Formação Docente para a EaD Online, vinculado ao NUTEDS, e foi idealizado inicialmente para suprir a carência de profissionais de saúde com formação docente adequada para o execício da tutoria online nos cursos de EaD, conforme afirma a coordenadora do projeto, Profa. Andrea Soares:

“A primeira edição do curso foi planejada, produzida e ofertada pelo NUTEDS/UFC como parte do processo de seleção dos tutores que atuariam na primeira oferta do Curso de Especialização em Saúde da Família (CESF). Na ocasião, um estudo do perfil dos candidatos participantes do processo de seleção dos tutores demonstrou a inexperiência de praticamente a totalidade destes como docentes na modalidade a distância. A repercussão positiva desse primeiro curso, bem como o crescente interesse de docentes da área da saúde em participar, nos levou à criação do Projeto de Extensão, tornando contínua e anual, a oferta de cursos de formação de professores tutores e professores conteudistas pelo NUTEDS/UFC, com certificação pela Pró-Reitoria de Extensão da UFC.”

Quem pode participar – Nesta edição, 120 vagas foram disponibilizadas, abrangendo dois públicos. O primeiro, compreende docentes, alunos de Pós-Graduação e profissionais (com nível superior) da área da Saúde. O segundo, profissionais (com nível superior) e alunos de Pós-Graduação das demais áreas do conhecimento. Embora o curso se volte para a tutoria na EaD online em saúde, os conteúdos também abrangem temas gerais, como aspectos legais da EaD no Brasil, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Avaliação a distância e competências e habilidades inerentes à função do tutor presencial e online, o que também vale para cursistas de outras áreas interessados em fazer o curso.

Novidade – Para este ano, uma novidade foi anunciada. Por meio de uma parceria com o Projeto CASa, da UFC, docentes em estágio probatório da Universidade podem participar do curso. A participação contará como atividade validada pelo CASa, contabilizando até 20h de atividades, desde que cada docente apresente o certificado de conclusão do curso.

Como participar – as inscrições ficam abertas do dia 17 ao dia 30 de setembro. Para se inscrever, basta preencher corretamente o formulário de inscrição disponível abaixo. Os documentos solicitados no edital precisam ser anexados no formulário (ver edital).

CLIQUE AQUI para acessar o formulário.

A seleção se dará pela ordem de inscrição, após validação dos documentos recebidos. Então, interessados devem se inscrever o quanto antes.