Prof. Aldo Lima (Foto: PPGMM)

Estimular o ingresso dos mais importantes pesquisadores brasileiros em seus quadros. Essa é a primeira de uma lista com quatro diretrizes que guiam a missão institucional da Academia Brasileira de Ciência (ABC). E graças a esta prerrogativa a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará passa a contar com um representante no órgão.

Na última quinta-feira, dia 24 de setembro, a ABC empossou novos membros titulares e entre os nomes está o Prof. Dr. Aldo Ângelo Moreira Lima, docente no Departamento de Fisiologia e Farmacologia da FAMED. O professor é um dos três membros titulares na área de Ciências Biomédicas e também um dos três cearenses eleitos. Ele se soma aos professores Gregório Pacelli Feitosa Bessa (área de Ciências Matemáticas, UFC) e Normanda Araújo de Morais (Ciências Humanas, Unifor), esta última eleita como membro afiliado.

Os membros titulares tomaram posse durante a Reunião Magna da Academia. A lista com os nomes de todos os novos titulares foi divulgada após a Assembleia Geral Ordinária da ABC e está disponível no site da instituição. A seleção de novos membros tem como critério a liderança que cada eleito exerce no avanço das atividades científicas e tecnológicas do País, o que os torna representantes mais legítimos da comunidade científica nacional. Em nome da comunidade acadêmica, a Faculdade de Medicina tem o prazer de parabenizar o Prof. Aldo Lima pelo feito.

– Sobre o Prof. Dr. Aldo Lima –

O Prof. Aldo é médico, pesquisador e docente Titular de Farmacologia decano do Depto. de Fisiologia e Farmacologia da Faculdade. Ele é Sócio Honorário da American Society of Tropical Medicine and Hygiene, Ex-Fellow do Howard Hughes Medical Institute e Pesquisador Associado da Universidade de Virginia, USA. Trabalha em pesquisa científica concentrada no estudo de doenças diarréicas, desnutrição, enteropatia, barreira funcional intestinal, prevenção e tratamento, bem como seus impactos a curto, médio e longo prazo no desenvolvimento cognitivo, crescimento, e educação em crianças participantes em estudos de coortes em comunidades urbanas em Fortaleza e na região do semi-árido brasileiro. Através do convênio internacional com a Universidade de Virginia, formou mais de 60 pesquisadores e técnicos ao nível de Pós-Doutoramento, PhD, Mestre, Graduação e Técnicos para as diversas atividades de pesquisa na área, os quais têm assumidos posições de destaque em nossa instituição e outras instituições nacionais e internacionais. Nas Pós-graduações, formou 16 Mestres e 20 Doutores nas áreas de Farmacologia, Ciências Médicas e Microbiologia. Também participou na fundação do Instituto Nacional de Biomedicina do Semi-Árido Brasileiro (www.ibisab.ufc.br), sendo seu atual Coordenador.

Sobre a ABC

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) foi fundada em 1916 como uma entidade independente, não governamental e sem fins lucrativos, atuando como sociedade científica honorífica e contribuindo para o estudo de temas de primeira importância para a sociedade, visando dar subsídios científicos para a formulação de políticas públicas. Seu foco é o desenvolvimento científico do país, a interação entre os cientistas brasileiros e destes com pesquisadores de outras nações.