O Prof. Hermano Rocha, do Departamento de Saúde Comunitária, falando ao microfone, sentado, durante um evento (Foto: Divulgação)Em parceria com pesquisadores da Harvard School of Public Health, três professores da Faculdade de Medicina emplacaram publicação na renomada revista científica Plos One. Os profs. Álvaro Jorge Madeiro Leite (Departamento de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente); Hermano Alexandre Lima Rocha; Luciano Lima Correia e Sabrina Gabriele Maia Oliveira Rocha (Departamento de Saúde Comunitária) foram os responsáveis pelo feito.

Sobre o estudointitulado “Prevalência e determinantes socioeconômicos do atraso no desenvolvimento de crianças no Ceará, Brasil: um estudo de base populacional”, o trabalho aborda os desafios para o desenvolvimento infantil no Ceará, onde o índice de crianças em atraso em pelo menos um domínio do desenvolvimento chega a mais de 9%, enquanto outros 24% estão em risco, o que se torna ainda mais grave devido à desigualdade social, segundo a pesquisa. Assim, sugere-se a formulação de estratégias de identificação de atraso do desenvolvimento infantil e, com base na análise do impacto de programas como o Bolsa Família, o incremento de políticas públicas de combate à pobreza como formas de reduzir o problema.

CLIQUE AQUI para acessar o artigo na íntegra

O artigo apresenta e analisa os primeiros resultados da sexta edição da Pesquisa de Saúde Materno-Infantil do Ceará (PESMIC), realizada em 2017. Foram analisadas 3.566 crianças de todo o Estado. O instrumento utilizado é o Questionário de Idades e Estágios (ASQ, na sigla em inglês), que avalia cinco domínios do desenvolvimento infantil: comunicação, coordenação motora ampla, coordenação motora fina, resolução de problemas e habilidade pessoal social. São avaliadas crianças de zero a 66 meses (5,5 anos) de idade.

Sobre os pesquisadorestambém assinam o artigo os pesquisadores Christopher Robert Sudfeld (Harvard); Jocileide Sales Campos (Centro Universitário Christus) e Anamaria Cavalcante e Silva (Centro Universitário Christus).

Com informações da UFC e do Prof. Hermano Rocha, do Departamento de Saúde Comunitária da UFC ‒ e-mail: hermano@ufc.br