Menu fechado

Você já ouviu falar no Whodas 2.0? O WHODAS, como é tradicionalmente conhecido, é um instrumento genérico de avaliação, desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para fornecer um método padronizado de mensuração da saúde e deficiência de forma transcultural, abordando a condição de saúde do indivíduo na perspectiva do modelo biopsicossocial, em que deficiência e funcionalidade são resultados de interações entre condições de saúde (doenças, desordens e lesões) e fatores contextuais.

Uma boa dica para quem pretende conhecer mais sobre o assunto é a nova oferta de capacitação EaD aberta pelo Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina (NUTEDS) e pelo Departamento de Fisioterapia da Faculdade. O curso é de rápida duração e garante certificado de 40h. Podem participar estudantes e profissionais de todas as áreas da saúde e demais interessados no tema.

Como se inscrever – o curso tem curta duração, é gratuito e conta com certificado de 40h. As inscrições para esta oferta ficam abertas até o dia 30 de novembro. 100 vagas estão disponíveis. O curso inicia no dia 04 de dezembro, totalmente a distância, e deve ser finalizado até o final do mês. Todos os inscritos devem receber os dados de acesso ao curso até a data de início.

CLIQUE AQUI para se inscrever

O curso não é exigência para a aplicação do instrumento WHODAS 2.0. A OMS encoraja fortemente que o manual do instrumento WHODAS 2.0 (http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/43974/19/9788562599514_por.pdf) traduzido e validado para o português do Brasil seja consultado pelos que desejarem aplicar o instrumento. Assim, o material que ancora as 10 vídeo-aulas deste curso é extraído deste manual, sendo que o real objetivo da apresentação deste conteúdo numa plataforma digital é ofertar ao usuário do WHODAS uma ferramenta facilitadora para o conhecimento do instrumento.