Menu fechado

O Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) será um dos polos para diagnóstico de COVID-19 no Ceará. O NPDM foi certificado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA) e utilizará quatro equipamentos PCR em tempo real para realizar, no mínimo, 300 testes por dia. De acordo com o diretor do NPDM, Prof. Odorico de Moraes, pesquisadores irão revezar-se em três turnos para esse trabalho.

Segundo a coordenadora do Laboratório de Farmacogenética (FARMAGEN), Raquel Montenegro, uma equipe do LACEN visitou as instalações do NPDM na última semana e certificou o local para a realização de diagnósticos da COVID-19. “A gente quer fazer [o teste] no mesmo padrão que está sendo feito lá”, destaca o Prof. Odorico, informando que a UFC aguarda a chegada dos insumos a serem enviados pelo LACEN para dar início aos trabalhos.

Esta não é a primeira ação do NPDM em busca de acelerar o processo de detecção da COVID-19 no Ceará. No mês passado, o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos emprestou um de seus PCR em tempo real ao LACEN. O exemplo foi seguido pelo Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR), que também cedeu seu equipamento ao EstadoO empréstimo dos equipamentos de PCR pelo NPDM e pelo LABOMAR permitiu que o número de exames aumentasse para 320 por dia, segundo a SESA.

Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – e-mail: ufcinforma@ufc.br