Evento aconteceu online, reunindo convidados especiais e membros da Rede de Cooperação das Escolas Médicas de Língua Portuguesa (CODEM-LP).

Entre os dias 04 e 05 de novembro, a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (FAMED/UFC) marcou presença no 2º Simpósio de Intercâmbio em Medicina, realizado pela Rede de Cooperação das Escolas Médicas de Língua Portuguesa (CODEM-LP), da qual a faculdade faz parte e foi uma das instituições fundadoras.

Este ano, o Simpósio aconteceu online e tangenciou diferentes assuntos, discutindo desde os impactos da pandemia no ensino médico até a pesquisa científica na área da saúde. O Diretor da FAMED, prof. Dr. João Macedo Coelho Filho, foi um dos convidados para compor a programação do evento, participando do debate após as palestras, dentre elas “O potencial da teleducação na integração da CODEM-LP” e “Pesquisa e a inovação na internacionalização e na integração lusófona“, e sendo também um dos apresentadores do tema “Matrizes curriculares pós-pandemia: similaridades e especificidades na Rede CODEM-LP“.

Sobre o Simpósio

Organizado pela CODEM-LP, o Simpósio de Intercâmbio em Medicina reuniu Faculdades de Medicina da América do Sul (Brasil), da Europa (Portugal), da África (Moçambique e Angola) e da Ásia (Macau), com a participação de palestrantes de todos esses continentes, no intuito de fortalecer a cooperação internacional entre instituições de ensino superior médico de língua portuguesa, além de aprimorar o conhecimento, compartilhar experiências e estimular à educação continuadaEm 2020, o evento foi organizado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).