Prof. João Macedo durante a conferência de abertura. Foto: Divulgação.

Humanização e Ética em Saúde. Este foi o mote da discussão realizada na Conferência de Abertura do XXXI Outubro Médico, na qual o novo diretor da Faculdade de Medicina, Prof. João Macedo Coelho Filho, participou como conferencista. Promovido pela Associação Médica Cearense, o evento ocorreu na região do Cariri, de 24 a 26 de outubro.

Na ocasião, o Prof. João Macedo destacou a importância das escolas médicas desenvolverem programas transversais que contribuam para o desenvolvimento da sensibilidade, das habilidades de comunicação e do profissionalismo entre os estudantes, como elementos fundamentais para a humanização das práticas de saúde. “Apesar de todo o desenvolvimento tecnológico, não dispomos de nenhuma outra forma de aliviar o sofrimento humano que não seja por meio da empatia e da compaixão” afirmou o professor.

Sobre o evento – esta edição do Outubro Médico aconteceu em concomitância ao I Congresso Jornal do Médico. O evento reuniu profissionais e estudantes de diversas partes do Ceará. A programação contou com mesas redondas, painéis e conferências cujos temas variaram entre saúde, inovação, gestão, empreendedorismo e tecnologia.