Menu fechado

 

O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 da FAMED/UFC lançou duas novas cartas públicas esta semana. Em ambos o casos, os documentos reforçam a necessidade de se implementar medidas mais contundentes para conter o avanço do novo coronavírus no Ceará. As cartas, junto a outros documentos lançados oficialmente no âmbito da Faculdade, estão hospedadas na plataforma Saúde Digital, reorganizada pelo NUTEDS/FAMED/UFC para atender as demandas do Comitê. Os documentos foram elaborados por membros de diferentes grupos de trabalhos. Confira:

Carta pública em defesa da implementação de protocolos sanitários em bairros periféricos de Fortaleza

Elaborado pelo GT de Saúde das Populações Vulneráveis e Mobilização Social, o documento destaca a urgência na implementação de protocolos sanitários em bairros periféricos de Fortaleza diante do número crescente de casos da Covid-19 na cidade.

A carta alerta para o fato de que grande parte dos óbitos já se expressa de modo diferencial em bairros da capital com maior vulnerabilidade social, o que indica a relação entre baixo desenvolvimento humano e social e a elevada carga de morbimortalidade em decorrência do novo coronavírus

Segundo o documento, o cenário epidemiológico atual transcende a ocorrência da Covid-19, incluindo pessoas acometidas por condições crônicas (acidente vascular cerebral, infarto agudo do miocárdio, dentre outros), que estão com menor acesso a serviços de maior complexidade tecnológica no Sistema Única de Saúde (SUS). Por isso, a sobreposição da Covid-19 tem tornado ainda mais complexo o manejo desses casos pelos profissionais de saúde, com maior gravidade e pressão por leitos de Terapia Intensiva. O texto pode ser acessado na íntegra por meio do link abaixo.

Clique aqui para acessar a carta pública na íntegra

Em consonância com a nota técnica lançada pelo Faculdade de Medicina, via Comitê, a carta também ressalta a importância das medidas de distanciamento social amplificado e intensificado adotadas pelo Governo do Estado do Ceará e pela Prefeitura Municipal de Fortaleza desde o dia 08 de maio, quando foram definidas regras mais rígidas de contenção da pandemia.

Carta aberta em apoio à política de ampliação de testes para Covid-19 no Ceará

Lançada pelo Grupo de trabalho sobre Diagnóstico, o documento reforça a necessidade de garantir articulações interinstitucionais e investimentos em uma política estadual de testagem massiva de forma integral no SUS. Segundo consta na carta, só assim é possível mensurar de modo mais consistente o número de pessoas infectadas e que evoluíram para óbito pela doença, além de projetar uma aproximação epidemiológica da real magnitude e gravidade da epidemia nos diferentes cenários cearenses, inclusive frente a intervenções adotadas para controle. 

Alerta-se para o fato de que essas ações estejam amparadas em ações estratégicas de informação, comunicação e educação para uma política de acesso ao diagnóstico pautada na garantia dos direitos humanos, em particular no que tange ao direito à saúde, especialmente em setores mais vulneráreis da população. Todo o conteúdo da carta está disponível publicamente por meio do link abaixo.

Clique aqui para acessar a carta aberta

Vale lembrar que a Faculdade de Medicina da UFC, por intermédio do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), tem atuado no sentido de aumentar a capacidade de testagem no estado. Em março, a instituição recebeu visita da comissão de auditoria do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), que atestou que os laboratórios do NPDM estavam aptos para a realização do diagnóstico molecular a partir do início de abril de 2020.