Pesquisadores reunidos para primeiro dia de reunião. (Foto: divulgação)

Entre os dias 09 e 11 de março, mais de 30 pesquisadores estarão reunidos para dar continuidade à organização do 11º Congresso Brasileiro de Epidemiologia, realizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) este ano em Fortaleza. O evento acontece de 14 a 18 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará, sob coordenação da Universidade Federal do Ceará e liderança da Profa. Dra. Ligia Regina Franco Sansigolo Kerr, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da FAMED.

A agenda de trabalho avança até o quarta-feira, dia 11/03, planejando a organização geral do congresso e estruturando as conferências, os cursos, as palestras, as mesas-redondas e outras atividades desenvolvidas durante o encontro. A edição de 2020 tem como mote “Epidemiologia, democracia & saúde: conhecimentos e ações para equidade”. A ciência, a pesquisa, o SUS, as universidades, o ambiente, os direitos sociais e os direitos humanos seguem em perspectiva.

Inscrições e submissões de trabalhos

As inscrições e a submissão de trabalhos já estão abertas. Interessados devem acessar o site oficial do congresso para conferir todas as informações. Clique aqui para acessar o site.

A programação ainda está em andamento, mas o tema central do congresso se desdobra em pelo menos oito eixos:

• Desafios e avanços teóricos e metodológicos
  • Avanços em intervenção e avaliação em epidemiologia
  • Vigilância em saúde: inovação, informação e ação
  • Desafios na formação em epidemiologia
  • Sustentabilidade, disseminação e integridade em pesquisa
  • Ampliando conhecimento, políticas e práticas
  • Interfaces com a sociedade: informação, educação e comunicação em saúde em tempos de pós verdade
  • Determinação social do processo saúde-doença em contextos de vulnerabilidade ampliada.

Para cada um desses eixos foram pensados cursos, mesas-redondas, palestras e conferências, além das comunicações coordenadas, dos pôsteres e da agenda cultural.

Fontes:

Profa. Dra. Ligia Regina Franco Sansigolo Kerr – ligia@ufc.br