É com enorme pesar que a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará comunica o falecimento do Prof. Francisco Valdeci de Almeida Ferreira, docente emérito da Universidade, vinculado ao Departamento de Patologia e Medicina Legal da FAMED.

Além de dedicar parte de sua vida à docência e à formação de profissionais no Ceará, o Prof. Francisco Valdeci também exerceu papel importante na gestão de instâncias da UFC. Ele foi diretor do então Centro de Ciências da Saúde e chefe do Departamento de Patologia e Medicina Legal. O Prof. Valdeci integrou ainda a equipe que realizou os estudos pioneiros em transplantes no âmbito do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), que tiveram início em 1976 com a criação do Centro de Pesquisas em Doenças Hepato-Renais do Ceará (CEPHRECE).

O Prof. Francisco Valdeci tinha 81 anos. Ele faleceu na última sexta-feira, dia 02 de outubro de 2020. A FAMED se solidariza com familiares, amigos e colegas neste momento de dor.