Liga de Prevenção da Doença Renal/ Núcleo de Pesquisa e Extensão em Nefrologia (LPDR/NUPEN)

Orientadores: Dra. Elizabeth de Francesco Daher e Drª Tainá Veras de Sandes Freitas
E-mail: lpdrnupen@gmail.com
Facebook: www.facebook.com/nupenlpdr / Instagram: @nupenlpdr

Resumo

O Núcleo de Pesquisa e Extensão em Nefrologia (NUPEN), associado à Liga de Prevenção da Doença Renal (LPDR), é atuante desde 2009 na Faculdade de Medicina UFC- Fortaleza, eregistrada na PREX desde 2010. Desde então, tem atuado no tripé universitário, sobretudo com o objetivo de intensificar a difusão sobre a prevenção da doença renal entre a população do estado do Ceará.

Atuação

Na área do ensino, realiza capacitações semanais internas, com aulas sobre temas diversos de Nefrologia e discussão de casos clínicos em inglês e em português. A liga ministra aulas para os alunos de Medicina no 2º semestre, durante os módulos de Princípios de Farmacologia e Sistema Gênito-Urinário e promove anualmente o Curso de Gasometria e Distúrbios Ácido-Base. Há, também, discussões clínicas mensais no HGF e no HUWC.

Na extensão, o projeto realiza campanhas no interior do Estado e rastreio em alguns bairros de Fortaleza, com trabalhos de conscientização da população, aferição de glicemia, pressão, antropometria e exame dipstick, atingindo, no ano de 2019, mais de 4000 atendimentos durante as campanhas. Participa de eventos como o Dia Mundial da Saúde e organiza o evento do Dia Mundial do Rim regularmente.

No campo da pesquisa, realiza trabalhos nas áreas de Nefrologia Clínica e Medicina Tropical, com publicação de artigos e apresentação de trabalhos em congressos nacionais e internacionais. Além disso, o projeto já foi premiado 3 vezes pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN): recebeu o 2º lugar no Prêmio Liga Sem Fronteiras da SBN (em 2014) e 2 vezes o 1º lugar (em2016 e em 2018) nesse mesmo prêmio, concorrendo com ligas de todo o Brasil.

Membros

Atuais David Silva Camurça – S3